Na última terça-feira (06.12.2022) as A∴R∴L∴S Virtude e Bondade nº0146 e Amor à Verdade nº 1895 realizaram uma sessão de Pompas Fúnebre para homenagear os pranteados Irmãos Bartolomeu Barros e Jucá Santos. Tal ocasião contou com a presença de nosso Eminente Grão-mestre do Grande Oriente do Brasil em Alagoas, Ir∴ Rogio Lima; Secretário de Gabinete, Wellington Galdino Lopes; Secretário de Planejamento, Jose Antônio Soares Campos; Juiz do Tribunal Eleitoral, Cedilsom de Franca Amorim; Porfirio Câmara, Deputado Estadual da Assembleia Legislativa Maçônica; José Coelho Neto, Deputado Estadual da Assembleia Legislativa Maçônica. A ocasião contou, ainda com a comitiva do Sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente de Alagoas (GOAL-COMAB), Ir∴ Carlyle Rosemond; acompanhado de seu Adjunto e uma plêiade de irmãos também vieram prestigiar o evento; Alberto Jorge da Mota Silveira Delegado do Rito Escocês e Anderson Salustiano Aleixo representaram a Delegacia do Rito Escocês, onde os Irmãos alcançaram o grau 33.
Atividade realizada durante o período em que a seleção brasileira participa da Copa do Mundo de 2022. Diante deste contexto, nosso Eminente Irmão transmite uma singela e atenciosa mensagem aos Irmãos Gobianos em Alagoas:
“Saudade! Saudade! Saudade! Esta foi a Ordem do Dia, quando os obreiros dessas duas Lojas se reuniram para homenagear os pranteados Irmãos Bartolomeu Barros e Jucá Santos, que nos antecederam à passagem para Oriente Eterno, em Pompas Fúnebres.
Com a presença de diversos familiares, que receberam as horárias merecidas por aqueles dois Bravos Obreiros, que escreveram suas vidas nas Colunas dessas Lojas.
A Sessão de Pompas Fúnebre, é de forte simbolismo e de reconhecimento aos feitos Maçônicos realizado por um irmão em vida. Sem sombra de dúvidas Jucá Santos e Bartolomeu Barros são merecedores das mais altas honrarias dedicadas ao Homem e ao Maçom.
Sob os auspícios do Grande Arquiteto do Universo, registramos em massa a Presença dos Obreiros da Loja Amor a Verdade do Oriente de Santana do Ipanema, Loja fundada por Bartolomeu Barros e a qual ele frequentava até antes de sua passagem ao Oriente eterno, em cima dos seus 93 anos “lapidando a pedra bruta” como ele sempre falava.
Sob a regência do Venerável Mestre Hudson Canuto e a Maestria do Venerável Evaldo Vieira Rocha, o Cerimonial transcorreu transbordando emoções nos irmãos e familiares.
É muito marcante o reconhecimento de um irmão pelos seus feitos, espero que nós espelhados nesses irmãos reconheçamos o que temos feito e o que precisamos fazer.
Quando a paz; a harmonia e a concórdia fazem parte de nossa argamassa, sim teremos orgulho de nossas obras.”
Rógio Lima
Grão-mestre Estadual do GOB-AL
José Vinícius do Nascimento
Secretário de Comunicação e Informática do GOB-AL