Conforme orientações advindas do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil
(SGCMSARB)

1. Ter a concordância de uma Loja Simbólica do GOB em ter um Capitulo vinculado. A vinculação é feita por uma ATA assinada pelo Venerável Mestre, Secretário e Orador (Representante do Ministério Público Maçônico), cientificando a todos os valores que precisam ser recolhidos e os materiais que precisam ser adquiridos.

Nessa ata se definirá o nome do Capitulo que a loja estiver vinculada – que pode ser o mesmo da Loja, mas não obrigatoriamente – bem como os meses que se reunira. Ordinariamente um Capitulo se reúne quatro vezes por ano, e extraordinariamente quantas vezes julgar adequado, sem necessidade de se reportar ao SGCMSARB.

Junto com a ATA deve ser preenchido um documento em EXCEL com a relação dos peticionários e cargos correspondentes.

2. Enviar via AR do GOB-NEW GOBNet -a ata padronizada devidamente autografada (arquivo PDF) com a petição acompanhada com o arquivo com a relação dos peticionários (arquivo PDF).

São exigidos no mínimo DEZ PETICIONÁRIOS, sendo necessariamente Maçons do Arco Real ou Mestres Maçons do GOB ou ainda Mestres Maçons de Potência Maçônica com a qual o GOB tenha tratado de Amizade e Reconhecimento. Os Mestres Maçons devem ter esta condição há pelo menos quatro semanas.

3. Em concordância com o SGCMSARB é agendada uma data para a Sagração do Capitulo. Se os Peticionários não forem membros do Sagrado Arco Real é necessário que a Exaltação ocorra ANTES da fundação do Capitulo.

Os Oficiais peticionários que forem ocupar os Cargos de Primeiro, Segundo e Terceiro Principais na fundação do Capitulo necessariamente devem ter estas condições de Principais antes da Cerimonia de Consagração de Capítulo.

Estas sessões são longas e devem ser preferencialmente realizadas em dias distintos, ou ainda num sábado, em dois períodos.

4. O SGCMSARB, por intermédio do seu Tesoureiro, disponibiliza os dados da conta corrente para a quitação dos emolumentos correspondentes à emissão da Carta Constitutiva, das Exaltações para o Arco Real e dos diplomas que se fizerem necessários.

Os Oficiais Consagradores devem fazer parte do SGCMSARB. Todos os Principais de todos os Capítulos, além dos Grandes Oficiais presentes e passados fazem parte do SGCMSARB.

5. O SGCMSARB, em comum acordo com o Capitulo Peticionário agendam a data para a realização das cerimônias, data esta que estará gravada na Carta Patente e nos diplomas dos Principais.

6. O Capitulo deve providenciar os materiais para seus trabalhos e para a cerimonia de Consagração do Capitulo. Estes materiais estão disponíveis em varias Lojas de Alfaias e discriminados no documento “LISTA DE MATERIAIS DE UM CAPITULO DO SAGRADO ARCO REAL”.

Fonte:

Importante:


Para a Exaltação dos Irmãos, Instalação dos Principais e Consagração do Capitulo, a sala deverá estar convenientemente decorada.

Atualmente o SGCMSARB permite que os peticionários não sejam Exaltados ao Arco Real. Nesta hipótese o SGCMSARB expedirá uma autorização especial para um “Capitulo Ocasional”, que por sua vez realizará a cerimônia de Exaltação e eventualmente a Instalação dos Principais. Tanto os Diplomas (Certificados) dos Principais e dos Exaltados nesta situação serão consignados com o nome do Capítulo peticionário. O “Capitulo Ocasional” é desfeito imediatamente após a realização da cerimônia excepcional. São necessários ao menos dez membros do SGCMSARB para realizar estas cerimônias.

O modelo da ata citada no item (1) é disponibilizado pelo SGCMSARB, bem como os formulários das petições para formação de novo Capitulo e das Exaltações.

Pré-requisitos:


a) Para ser Maçom do Arco Real é necessário ser Mestre Maçom regular e ativo do GOB ou de Potência Maçônica com o qual o GOB tenha tratado de amizade e reconhecimento.

b) Para ser Terceiro Principal é necessário ser Maçom do Arco Real.

c) Para ser Segundo Principal é necessário ser Terceiro Principal.

d) Para ser Primeiro Principal é necessário ser Segundo Principal.

e) As emissões dos Certificados e Diplomas dos Companheiros e dos Principais são obrigatórias, consoante a Tabela de Emolumentos do SGCMSARB, sendo opcionais dos demais Oficiais do Capítulo.

Fraternalmente,

MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES

Primeiro Grande Principal


JOSELITO ROMUALDO HENCOTTE

Pró-Primeiro Principal

ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA

Segundo Grande Principal


ARLINDO BATISTA CHAPETA

Terceiro Grande Principal