Conforme orientações advindas do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil
SGCMSARB

1. Ter a concordância de uma Loja Simbólica do GOB em ter um Capitulo vinculado. A vinculação é feita por uma ATA assinada pelo Venerável Mestre, Secretário e Orador (Representante do Ministério Público Maçônico), cientificando a todos os valores que precisam ser recolhidos e os materiais que precisam ser adquiridos. Nessa ata se definirá o nome do Capitulo que a loja estiver vinculada – que pode ser o mesmo da Loja, mas não obrigatoriamente – bem como os meses que se reunira. Ordinariamente um Capitulo se reúne quatro vezes por ano, e extraordinariamente quantas vezes julgar adequado, sem necessidade de se reportar ao SGCMSARB. Junto com a ATA deve ser preenchido um documento em EXCEL com a relação dos peticionários e cargos correspondentes.

2. Enviar via AR do GOB -NEW GOBNet -a ata padronizada devidamente autografada (arquivo PDF) com a petição acompanhada com o arquivo com a relação dos peticionários (arquivo PDF). São exigidos no mínimo DEZ PETICIONÁRIOS, sendo necessariamente Maçons do Arco Real ou Mestres Maçons do GOB ou ainda Mestres Maçons de Potência Maçônica com a qual o GOB tenha tratado de Amizade e Reconhecimento. Os Mestres Maçons devem ter esta condição há pelo menos quatro semanas.

3. Em concordância com o SGCMSARB é agendada uma data para a Sagração do Capitulo. Se os Peticionários não forem membros do Sagrado Arco Real é necessário que a Exaltação ocorra  ANTES  da fundação do Capitulo. Os Oficiais peticionários que forem ocupar os Cargos de Primeiro, Segundo e Terceiro Principais na fundação do Capitulo necessariamente devem ter estas condições de Principais antes da Cerimonia de Consagração de Capítulo. Estas sessões são longas e devem ser preferencialmente realizadas em dias distintos, ou ainda num sábado, em dois períodos.

4. O SGCMSARB, por intermédio do seu Tesoureiro, disponibiliza os dados da conta corrente para a quitação dos emolumentos correspondentes à emissão da Carta Constitutiva, das Exaltações para o Arco Real e dos diplomas que se fizerem necessários. Os Oficiais Consagradores devem fazer parte do SGCMSARB. Todos os Principais de todos os Capítulos, além dos Grandes Oficiais presentes e passados fazem parte do SGCMSARB.

5. O SGCMSARB, em comum acordo com o Capitulo Peticionário agendam a data para a realização das cerimônias, data esta que estará gravada na Carta Patente e nos diplomas dos Principais.

6. O Capitulo deve providenciar os materiais para seus trabalhos e para a cerimonia de Consagração do Capitulo. Estes materiais estão disponíveis em varias Lojas de Alfaias e discriminados no documento “LISTA DE MATERIAIS DE UM CAPITULO DO SAGRADO ARCO REAL”.

Fonte: Grande Oriente do Brasil

Importante

Para a Exaltação dos Irmãos, Instalação dos Principais e Consagração do Capitulo, a sala deverá estar convenientemente decorada.

Atualmente o SGCMSARB permite que os peticionários não sejam Exaltados ao Arco Real. Nesta hipótese o SGCMSARB expedirá uma autorização especial para um “Capitulo Ocasional”, que por sua vez realizará a cerimônia de Exaltação e eventualmente a Instalação dos Principais. Tanto os Diplomas (Certificados) dos Principais e dos Exaltados nesta situação serão consignados com o nome do Capítulo peticionário. O “Capitulo Ocasional” é desfeito imediatamente após a realização da cerimônia excepcional. São necessários ao menos dez membros do SGCMSARB para realizar estas cerimônias.

O modelo da ata citada no item (1) é disponibilizado pelo SGCMSARB, bem como os formulários das petições para formação de novo Capitulo e das Exaltações.

Pré-requisitos

a) Para ser Maçom do Arco Real é necessário ser Mestre Maçom regular e ativo do GOB ou de Potência Maçônica com o qual o GOB tenha tratado de amizade e reconhecimento.

b) Para ser Terceiro Principal é necessário ser Maçom do Arco Real.

c) Para ser Segundo Principal é necessário ser Terceiro Principal.

d) Para ser Primeiro Principal é necessário ser Segundo Principal.

e) As emissões dos Certificados e Diplomas dos Companheiros e dos Principais são obrigatórias, consoante a Tabela de Emolumentos do SGCMSARB, sendo opcionais dos demais Oficiais do Capítulo.

Fraternalmente,

MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES

Primeiro Grande Principal


ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA

Segundo Grande Principal

ARLINDO BATISTA CHAPETA

Terceiro Grande Principal


JOSELITO ROMUALDO HENCOTTE

Pró-Primeiro Principal