Direcionado aos IIr∴ Maçons.
Chamo atenção dos IIr∴ politicamente decididos, ou não.
A Maçonaria reúne intelectuais de todas as vertentes profissionais, de todos os credos, de todas as raças, de todas as ideologias possíveis, entre outros. A nenhum maçom é autorizado a realização da defesa de quaisquer assuntos relacionados à política partidária em nome da Maçonaria – seja em seus templos ou fora deles; apoiando ou não quaisquer tendências políticas.
A Maçonaria é instituição política, pois seus membros são pessoas formadores de opinião, advindos dos mais diferentes setores da administração pública e privada. De tal forma que, a instituição resulta num agregado de ideologias, onde o respeito, a ética e a moralidade com relação ao próximo devem prevalecer. Por sua vez, devemos estar atentos aos constantes “MOVIMENTOS POLÍTICOS DA NAÇÃO”, sobre quais nossos princípios são mantidos em conformidades com nossos juramentos.
O progresso evolutivo humano resultou na formação de uma convivência social entre os indivíduos que, por sua vez, exprime a necessidade da constituição de uma estrutura para observar nossos deveres, obrigações e, principalmente, salvaguardar nossos direitos. Com efeito, cada ser humano possui sua formação ideológica sobre o tema e por sermos contemplados pelo convívio social, devemos exercer a política – seja como eleitores (entendendo estes como protagonistas durante um processo eleitoral); seja como candidato a um cargo político da Administração Pública (entendido aqui como “atores” durante o processo eleitoral).
No entanto, presenciamos continuamente valorosos IIr∴ utilizarem de seu livre arbítrio com o intuito de replicar publicações nos grupos virtuais de nossa instituição acerca de suas percepções e ideologias políticas e partidárias. Diante do exposto, algumas indagações são pertinentes,
Devemos fazer Política?
Minha resposta: SIM.
Devemos debater política em Lojas?
Minha resposta: SIM.
Devemos tomar decisões políticas em Lojas?
Minha resposta: NÃO.
Devemos discutir “politicagem” nos grupos Maçônicos?
Minha resposta: NÃO.
Devemos perder a amizade dos irmãos que tenham opiniões diferentes das nossas?
Minha resposta: NÃO.
Devemos expressar nossas opiniões na sociedade?
Minha resposta SIM.
Devemos defender as posições políticas em nome da Maçonaria?
Minha resposta: NÃO.
Devemos defender nossa posição política na sociedade, como Maçom?
Minha resposta: SIM.
Lembrem-se, somos todos IIr∴, independentes de posições políticas. Portanto, solicito aos IIr∴ que expressam suas posições nos grupos maçônicos, que também o façam em suas comunidades, em seus relacionamentos, em seus grupos de cliente, em seus grupos religiosos, em seus grupos de esportes, em seus grupos familiares, em seus grupos de lazer, em seus grupos do amizades, da academia, e de qualquer outro segmento que com certeza o alcance será bem maior.
Lembre-se, ainda, que somos cada um de nós é responsável pela Imagem da Maçonaria na sociedade e com efeito, os nossos comportamentos, nossos atos e as nossas ações resultam na formação das percepções e opiniões de todo o coletivo. Portanto meus queridos, amados a diletos IIr∴, sejamos conscientes e responsáveis pela instituição maçônica.
Não basta que um Grão-Mestre produza uma peça de Esclarecimento Público, cujo conteúdo seja publicado apenas nos grupos maçônicos. A responsabilidade de cada Maçom é de esclarecer e demonstrar o seu posicionamento político para a sociedade – principalmente por suas atitudes e comportamento de cidadão em prol de um benévolo com a humanidade.
Os Grupos virtuais de nossa instituição não influenciam nenhum posicionamento na sociedade. Decerto que, tende a ocasionar revezes para a instituição – dentre eles as amizades e a irmandade.
Meus IIr∴, sejamos sempre politizados e combatentes aos governos tiranos e corruptos. O Combate contemporâneo não ocorre empunhando-se as espadas, mas utilizando a arma de maior eficácia no mundo civilizado – que é o VOTO; permitindo-se, assim, o direito de escolha de maneira consciente e responsável.
Rógio Lima
Grão-mestre Estadual do GOB-AL