Na última quinta-feira (27.10.2022) no oriente de Penedo, o GOB-AL realizou tratativas pertinentes a A∴R∴L∴S Luz do São Francisco nº2623.

Com o intuito de prover o resgate da história verdadeira dos primórdios da Maçonaria Nordestina, originária da baixo São Francisco, integrantes do GOB-AL realizaram um Visita para conhecer o “Casarão Centenário” do qual pertenceu a então Loja Maçônica supracitada. Infelizmente tal edificação foi encontra-se abandonada necessitando de uma ampla reforma que, por sua vez, o GOB-AL está verificando a possibilidade de reintegração do patrimônio. À título de curiosidade e conforme registro fotográfico, há sinais maçônicos presentes na fachada, indicando um passado repleto de glórias.

Em seguida, os integrantes do GOB-AL foram recepcionados pelo Exmo. Sr. Prefeito da Cidade de Penedo, Ronaldo Lopes, com o intuito de dialogar e constituir futuras parcerias sob Ações Sociais, Culturais e de Interesse Público entre A∴R∴L∴S mencionada e o Poder Executivo Municipal. Importante mencionar, que a A∴R∴L∴S Luz do São Francisco nº2623 é detentora do Título de Instituição de Interesse Público, por intermédio da homologação de Lei Municipal. O GOB-AL agradece imensamente por toda a cordialidade e recepção pela Prefeito e equipe técnica.

Por fim e no período noturno, o GOB-AL realizou uma notória e esplêndida Sessão Ritualística. Destaca-se que tal ato ocorreu no Novo Local da Edificação da A∴R∴L∴S Luz do São Francisco nº2623. Embora tal local ainda não se encontra finalizado; sob a Abóboda Lunar; e a Luz de Velas de Cera, os IIr∴ do Grau de Aprendiz receberam suas primeiras instruções e apresentaram seus trabalhos maçônicos.

Realmente um ato notório e exemplar que aos poucos A∴R∴L∴S Luz do São Francisco nº2623 recupera sua importância na Sociedade Penedense e na Potência Grande Oriente do Brasil. E para festejar, à noite contou com uma ágape num restaurante da cidade.

 

 

Rógio Lima
Grão-mestre Estadual do GOB-AL